sexta-feira, 2 de março de 2012

A morte duma criança — por que Deus a permite?

MUITOS pais cujos filhos morreram sentem-se aliviados de saber que Deus não levou seu filho, como ensinam algumas religiões. No entanto, resta este fato, que nos faz pensar: Deus deveras tem poder de impedir a morte. Todavia, ele permite que ela continue.
Assim, quando morre um filho, os pais talvez clamem angustiados: “Por que Deus permitiu que isso acontecesse?” A morte, quer devido a acidente ou doença, quer devido à violência, quase sempre parece algo cruelmente injusto. A morte dum filho parece sê-lo ainda mais. Num certo cemitério a lápide duma criança contém o seguinte protesto desesperado: “Era tão pequenina, tão doce, foi-se tão cedo.”
O Criador Se Compadece de Você
Como pôde Deus permitir tamanha dor? Se o leitor perdeu recentemente um filho, não há explicação, por mais razoável que seja, que faça com que a dor dessa perda simplesmente se desfaça. Nos tempos bíblicos até mesmo homens de grande fé sentiram intensa dor com as injustas tragédias da vida, e perguntaram a Deus por que ele permitia tais coisas. (Compare com Habacuque 1:1-3.) Mas existem respostas na Bíblia que, com o tempo, podem confortar-nos.
Saiba, primeiramente, que Deus não queria que seu filho morresse. Deus não se deleita sequer com a destruição dos iníquos, quanto mais com a morte de uma criança. (Compare com 2 Pedro 3:9.) Por certo, Ele fica profundamente sentido quando morre uma criança. Afinal de contas, nós só sentimos a tragédia da morte porque somos capazes de amar, de ter sentimento para com as vítimas da morte. E, só conseguimos amar porque somos feitos à imagem de Deus. Refletimos a perfeita capacidade de Deus de amar, embora, na melhor das hipóteses, de maneira limitada. (Gênesis 1:26; 1 João 4:8) A Bíblia nos assegura que Deus lê os mais profundos sentimentos de nosso coração, que numerou os próprios fios de cabelo em nossa cabeça, e que sabe quando até mesmo um pardal cai duma árvore. Assim ele é chamado de “o Pai de ternas misericórdias”. — 2 Coríntios 1:3; Mateus 10:29-31.
É evidente, então, que Deus não deseja que alguma de suas criaturas inteligentes morra. Seu propósito é acabar com a morte, tragando-a para sempre. (Isaías 25:8) Mas, se é assim que ele se sente, por que permite a morte nesse ínterim, especialmente a de crianças?
Quando a Morte Começou
Deus permite que crianças morram pela mesma razão que ele permite que os adultos morram. A morte foi escolha de Adão, e não de Deus. Mesmo antes de Adão e Eva se rebelarem contra seu Criador no Éden, ambos sabiam plenamente que Deus tinha estabelecido a pena de morte para o pecado. Se eles não tivessem preferido ser desleais a Deus, poderiam ainda estar vivos hoje. Mas eles tolamente desperdiçaram a mais preciosa herança que poderiam legar a seus descendentes — o direito à vida perfeita e eterna na Terra. Uma vez pecando, não mais eram perfeitos. Tudo que poderiam transmitir a seus descendentes era o pecado e a morte. — Gênesis 3:1-7; Romanos 5:12.
Mas, talvez fique imaginando: ‘Visto que o preço era tão alto, por que Deus permitiu que Adão e Eva pecassem? Ou, por que não esmagou a rebelião deles antes de poderem transmitir a morte e a miséria a seus filhos — e a nossos filhos?
Envolvida Uma Questão Universal
Deus permitiu que nossos primeiros pais desobedecessem porque jamais tencionava criar um mundo de autômatos, de seres que só serviam a Deus porque estavam programados a fazê-lo. Como qualquer pai, Deus desejava que seus filhos humanos obedecessem a ele movidos por sentimentos de confiança e de amor, e não de obrigação. Ele forneceu a Adão e Eva amplas razões para confiar nele e amá-lo, mas, eles assim mesmo desobedeceram e rejeitaram Sua regência. — Gênesis 1:28, 29; 2:15-17.
Por que Deus não executou de imediato os rebeldes? Deus já havia declarado seu propósito de que a Terra fosse, algum dia, plenamente habitada pelos descendentes de Adão e Eva. Ele jamais deixa de cumprir seus propósitos. (Isaías 55:10, 11) Mais importante, porém, é que se suscitou no Éden uma questão crucial. Tem Deus o direito de governar o homem, e é Seu modo de agir o melhor, ou pode o homem governar melhor a si mesmo?
A única forma justa de responder a essa pergunta, de uma vez para sempre, foi permitir que o homem governasse a si mesmo. A História tem respondido de forma horrenda a tal pergunta. Os terríveis resultados da regência humana acham-se em toda a nossa volta — um mundo em que a morte de crianças inocentes é coisa corriqueira, quase perdida num dilúvio de outros males. Os seis mil anos de regência humana já provaram o seguinte: A idéia de que o homem pode governar a si mesmo sem Deus é pior do que uma triste delusão; trata-se de uma crassa mentira. Enquanto o homem governar sem Deus, o homem viverá e morrerá dolorosamente.
Jeová, o Deus amoroso e justo, tem uma escolha mais sábia. De modo bem parecido ao de um pai que permite que seu filho amado sofra uma dolorosa operação, a bem do futuro feliz e saudável desse filho, Deus tem permitido que o homem sofra a agonia de governar a si mesmo, a bem do futuro eterno do homem. E, assim como a dor duma operação não dura para sempre, a regência humana e suas injustiças vão terminar em breve.
Quando o Reino de Deus governar sem oposição sobre a Terra, milhões de crianças serão ressuscitadas e acolhidas de entre os mortos. Como os pais daquelas crianças que Jesus fez ressurgir à vida, lá no primeiro século EC, muitos então ‘ficarão fora de si com grande êxtase’. (Marcos 5:42; Lucas 8:56; João 5:28, 29) E, quando toda a humanidade for finalmente restaurada ao estado perfeito que Adão e Eva perderam, então, nunca mais alguém morrerá — incluindo crianças! — Revelação [Apocalipse] 21:3, 4.

6 comentários:

  1. Parabéns que DEUS continue abençoando e dando sabedoria a vc e qualquer pessoa que fale dele.Vou orar para que ele me dê sabedoria para responder cada pergunta que aumente a fé das pessoas e glorifiquem seu nome. Porque so ele é digno de toda honra e toda gloria.

    ResponderExcluir
  2. Ok. "A única forma justa de responder a essa pergunta, de uma vez para sempre, foi permitir que o homem governasse a si mesmo" Concordo! Mas me diga onde um recém nascido governa sua propria vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.gotquestions.org%2FPortugues%2FLivro-de-Jo.html&h=AT0Be0Jkwau_hvkn63G6mBYcB4DHZm6-JW3ntg4MMnyR3hYXF8SclG_9cywFHkvMLk2qTOISlPE1L5EWdZJ0ZZyUfNnn4lt2y0fpCM1GMpV7Qlk-OziqkrkQG6rh7frEcbtt

      Excluir
    2. https://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Jo.html

      Excluir
  3. díficil explicar quando uma criança é estuprada e morta por um
    maníaco. quando a criança clama por sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.gotquestions.org/Portugues/idade-de-responsabilizacao.html

      Excluir