sexta-feira, 2 de março de 2012

Adorar a Deus pode ser agradável?

Adorar a Deus pode ser agradável?
“EU ACREDITO em Deus e o amo”, escreveu uma mulher que se diz cristã. “Mas . . . fico entediada quando vou à igreja.” Você também se sente assim? O fato é que por se sentirem entediados, insatisfeitos e frustrados, alguns passaram a adorar a Deus do seu próprio jeito.
Certo jornal classificou esse fenômeno de formas de adoração próprias como “religião à la carte”. Mas para aqueles que desejam sentir alegria na adoração a Deus, essa alternativa pode não ser satisfatória. Por quê? Porque a desilusão que os afastou de suas igrejas pode afetá-los novamente.
Isso leva à seguinte pergunta: Será que viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia é enfadonho, sem alegria? Certamente que não! Observe, por exemplo, as palavras de um salmista bíblico: “Vinde, gritemos de júbilo a Jeová! . . . Entrai, adoremos e dobremo-nos; ajoelhemo-nos diante de Jeová, Aquele que nos fez.” — Salmo 95:1, 6.
Outro salmista cantou a Jeová com apreço: “Somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Nas Escrituras, Jeová é chamado de “Deus feliz”, e seus adoradores, tanto no passado como hoje, freqüentemente têm expressado sua alegria. — Salmo 83:18; 1 Timóteo 1:11.
A base para a alegria
A base para sentirmos verdadeira alegria em nossa adoração é entender o que Jeová fez para demonstrar seu amor por nós. E o que foi que ele fez? “Deus amou tanto o mundo [a humanidade], que deu o seu Filho unigênito [Jesus Cristo], a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” — João 3:16.
Portanto, como diz a Bíblia, a vontade de Deus é que “toda sorte de homens sejam salvos e venham a ter um conhecimento exato da verdade”. (1 Timóteo 2:3, 4) Isso não significa que basta saber o que alguns textos da Bíblia dizem. Em vez disso, precisamos ‘compreender o sentido’ do que lemos, o que envolve estudo sincero e cuidadoso. (Mateus 15:10) A recompensa por fazer isso é que ‘acharemos o próprio conhecimento de Deus’. Isso com certeza resulta em alegria. — Provérbios 2:1-5.
No primeiro século, pessoas da cidade macedônia de Beréia sentiram essa alegria. Quando o apóstolo Paulo lhes ensinou a palavra de Deus, elas “receberam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim”. Aquelas pessoas não teriam esse anelo, ou desejo intenso, se seu estudo das Escrituras tivesse sido enfadonho ou desagradável. — Atos 17:11.
Jesus disse: “Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados.” (Mateus 5:6) Como pessoas famintas que começaram a se alimentar regularmente, muitos hoje ficam emocionados ao ter sua fome espiritual saciada. Iguais aos bereanos, “muitos deles [têm se tornado] crentes”. — Atos 17:12.
Um modo de vida
Os verdadeiros adoradores do primeiro século aceitaram o “Caminho” — termo usado em Atos 9:2 para se referir ao novo modo de vida que os primeiros cristãos passaram a seguir. Atualmente, aqueles que desejam sentir alegria em adorar a Deus devem fazer o mesmo, ou seja, precisam permitir que as verdades bíblicas influenciem seu modo de pensar e sua conduta diária.
Por isso, o apóstolo Paulo deu o seguinte incentivo aos efésios: “Deveis pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior.” No entanto, é preciso mais do que isso. Paulo continuou: “Vos deveis revestir da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.” — Efésios 4:22-24.
À medida que aplicamos esse conselho, fazendo mudanças na vida em harmonia com a vontade de Deus, temos a oportunidade de usufruir muita satisfação e alegria. Como assim? Paulo escreveu aos cristãos em Colossos que eles precisavam fazer ajustes na vida ‘para andar dignamente de Jeová, com o fim de lhe agradar plenamente’. (Colossenses 1:10) Com certeza, é motivo de alegria saber que o Deus verdadeiro está contente com a maneira como levamos nossa vida! Além disso, Deus torna possível agradarmos a ele “plenamente”. Como? Por meio do perdão.
Todos nós pecamos; todos nós precisamos do perdão de Deus. Paulo disse em 1 Timóteo 1:15: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores.” Quando Jesus sacrificou sua vida por nós, ele tornou possível o perdão dos nossos pecados. Assim, o verdadeiro adorador de Deus se sente aliviado, pois o grande peso da culpa é tirado de seu coração. Ele pode ter uma consciência limpa e se alegrar na certeza de que enquanto fizer sinceramente a vontade de Deus, terá seus pecados perdoados.
Outro motivo para ter alegria
Quando a pessoa passa a servir ao Deus verdadeiro, ela não está sozinha. O salmista bíblico Davi escreveu: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa de Jeová.’” (Salmo 122:1) De fato, reunir-se regularmente com outros adoradores verdadeiros aumenta muito a alegria.
Depois de assistir a uma reunião das Testemunhas de Jeová, certo homem escreveu: “As pessoas nos receberam bem. Eram bondosas e prestativas — indícios de uma grande ‘união’. O bom comportamento de tantos jovens deve ser motivo de orgulho para eles e seus pais. Quero expressar minha gratidão por ter sido convidado para uma ocasião tão comovente e emocionante.”
Você também pode ter alegria no serviço a Jeová, sentindo grande satisfação assim como Davi no passado. Ele deu o seguinte incentivo: “Servi a Jeová com alegria. Entrai perante ele com grito jubiloso.” (Salmo 100:2) Todos os que servem o Deus verdadeiro com motivação correta podem estar certos de que sentirão alegria em sua adoração.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Qual é a base da adoração verdadeira? — 1 Timóteo 2:3-6.
▪ Que papel tem o sacrifício de Jesus em nos fazer sentir alegria? — 1 Timóteo 1:15.
▪ Como as reuniões cristãs podem contribuir para que você sinta alegria em sua adoração? — Salmo 100:1-5.