sexta-feira, 2 de março de 2012

Deus deseja que você seja rico?

“Deus me deu um novo começo! Vou ficar rico!”
“Eu sonho alto — porque é isso que os céus desejam para mim.”
“Deus nos dá poder para ficar ricos.”
“Eu prospero por causa da Palavra [a Bíblia].”
ESSAS declarações refletem o ponto de vista de vários grupos religiosos que atribuem a riqueza material às bênçãos de Deus. Eles ensinam que, se você fizer a coisa certa para Deus, ele o ajudará a ganhar as boas coisas desta vida e também o recompensará posteriormente. Essa teologia, ou doutrina, tem um forte apelo, e os livros que a promovem estão entre os mais vendidos. Mas será que essa “teologia da prosperidade” se harmoniza com a Bíblia?
Não há dúvida de que o nosso Criador, a quem a Bíblia chama de “Deus feliz”, deseja que tenhamos uma vida bem-sucedida e feliz. (1 Timóteo 1:11; Salmo 1:1-3) Além disso, ele abençoa aqueles que lhe agradam. (Provérbios 10:22) Mas e hoje? Será que essas bênçãos se resumem à prosperidade material? A resposta fica clara quando entendemos onde estamos na linha do tempo, de acordo com o propósito de Deus.
É tempo para ficar rico?
No passado, Jeová Deus abençoou alguns de seus servos com riqueza material; bons exemplos disso são o patriarca Jó e o Rei Salomão. (1 Reis 10:23; Jó 42:12) Contudo, muitos homens tementes a Deus possuíam poucos bens materiais, incluindo João Batista e Jesus Cristo. (Marcos 1:6; Lucas 9:58) O que aprendemos disso? De acordo com a Bíblia, Deus lidou com seus servos em harmonia com o seu propósito para eles naquela época. (Eclesiastes 3:1) Como esse princípio se aplica a nós hoje?
As profecias bíblicas revelam que estamos vivendo na “terminação do sistema de coisas”, ou seja, nos “últimos dias” do mundo atual. Essa época seria marcada por guerras, doenças, fomes, terremotos e colapso social — condições que afligem a humanidade numa escala sem precedentes desde 1914. (Mateus 24:3; 2 Timóteo 3:1-5; Lucas 21:10, 11; Revelação [Apocalipse] 6:3-8) Em resumo, este mundo é como um navio que está afundando. Levando em conta essas profecias, será que faria sentido Deus abençoar com riqueza material cada um dos seus servos ou ele teria outras prioridades para nós?
Jesus Cristo comparou nosso tempo com os dias de Noé, dizendo: “Assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.” (Mateus 24:37-39) Jesus também comparou os nossos dias com os de Ló. Os vizinhos de Ló, em Sodoma e Gomorra, “comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos”, disse Jesus. Então acrescentou: “Do mesmo modo será naquele dia em que o Filho do homem há de ser revelado.” — Lucas 17:28-30.
Certamente, não há nada de errado em comer, beber, casar-se, comprar e vender. O perigo está em ficar tão envolvido nessas coisas a ponto de não perceber a urgência dos tempos. Assim, pergunte-se: ‘Será que Deus estaria nos ajudando se nos abençoasse exatamente com as coisas que encheriam nossa vida de distrações?’ Ao contrário, ele estaria nos prejudicando muito. Não é assim que o Deus de amor age. — 1 Timóteo 6:17; 1 João 4:8.
Tempo para salvar vidas!
Neste momento crítico da história humana, o povo de Deus tem um trabalho urgente a fazer. Jesus disse: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” (Mateus 24:14) As Testemunhas de Jeová levam a sério essas palavras. Por essa razão, incentivam as pessoas a aprender sobre o Reino e os requisitos de Deus para a vida eterna. — João 17:3.
Mas Deus não espera que seus servos fiéis levem uma vida de privações. Na verdade, o que ele deseja é que fiquem satisfeitos com o essencial, e assim possam se concentrar em servi-lo. (Mateus 6:33) Ele, por sua vez, cuidará de que suas necessidades sejam supridas. Hebreus 13:5 declara: “Vossa maneira de viver esteja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais. Pois [Deus] disse: ‘De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei.’”
Deus cumprirá essas palavras de forma plena quando preservar “uma grande multidão” de verdadeiros adoradores no fim do atual sistema e conduzi-los a um novo mundo de paz e verdadeira prosperidade. (Revelação 7:9, 14) A respeito de seus seguidores fiéis, Jesus disse: “Eu vim para que tivessem vida e a tivessem em abundância.” (João 10:10) Essa ‘vida em abundância’ não se refere a uma vida cheia de bens materiais agora, mas à vida eterna no Paraíso, sob o Reino de Deus. — Lucas 23:43.
As riquezas deste mundo nem se comparam com essa promessa. Não se deixe enganar pela chamada teologia da prosperidade que, na verdade, é teologia da distração. Acate as palavras amorosas, mas urgentes, de Jesus: “Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós instantaneamente como um laço.” — Lucas 21:34, 35.
[Nota(s) de rodapé]
Como no primeiro século, alguns cristãos fiéis da atualidade são ricos. Mas Deus os avisa para não confiarem em suas riquezas nem deixarem que elas os distraiam. (Provérbios 11:28; Marcos 10:25; Revelação 3:17) Ricos ou pobres, todos devem se concentrar em fazer a vontade de Deus. — Lucas 12:31.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Agora é tempo para fazer o quê? — Mateus 24:14.
▪ Jesus comparou nosso tempo com o de quais personagens bíblicos? — Mateus 24:37-39; Lucas 17:28-30.
▪ O que devemos evitar se quisermos ganhar a vida eterna? — Lucas 21:34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário