sexta-feira, 2 de março de 2012

Até que ponto Deus é tolerante?

‘DEUS, EMBORA TENDO VONTADE DE DEMONSTRAR O SEU FUROR E DE DAR A CONHECER O SEU PODER, TOLEROU COM MUITA LONGANIMIDADE OS VASOS DO FUROR, FEITOS PRÓPRIOS PARA A DESTRUIÇÃO.’ — ROMANOS 9:22.
NO DECORRER da História, Deus tem tolerado muita maldade e clamorosa crueldade. Mais de 3.000 anos atrás, Jó lamentou: “Por que é que os próprios iníquos continuam vivendo, têm envelhecido, também se tornaram superiores em riqueza? Sua descendência está firmemente estabelecida com eles à sua vista, e seus descendentes, diante dos seus olhos. Suas casas são a própria paz, livres de pavor, e a vara de Deus não está sobre eles.” (Jó 21:7-9) Outros amantes da justiça, como o profeta Jeremias, também ficaram intrigados com a aparente tolerância de Deus para com os maus. — Jeremias 12:1, 2.
Qual é sua opinião a respeito? Fica perplexo com o fato de Deus permitir a perversidade? Acha às vezes que ele devia acabar logo com todos os maus? Veja o que a Bíblia diz sobre os limites da tolerância de Deus e as razões para isso.
Por que Deus é tolerante?
Em primeiro lugar, precisamos perguntar: Por que Deus, que possui os mais elevados padrões de justiça, tolera a maldade? (Deuteronômio 32:4; Habacuque 1:13) Significa isso que ele fecha os olhos à iniqüidade? De forma alguma! Pense na seguinte ilustração: imagine um cirurgião que não respeita os princípios básicos de higiene e que faz os pacientes sofrerem muito em suas mãos. Se ele trabalhasse num hospital, não seria removido rapidamente de sua função? Mas há circunstâncias que requerem tolerância extraordinária. Por exemplo, numa emergência extrema, digamos num campo de batalha, não é verdade que pode ser necessário tolerar que cirurgiões trabalhem em condições primitivas e perigosas, talvez até mesmo usando equipamento e instrumentos cirúrgicos que normalmente se considerariam abaixo do padrão aceitável?
De forma similar, hoje Deus tolera com paciência muitas coisas que considera totalmente inaceitáveis. Embora abomine a maldade, ele está permitindo que ela continue por um tempo — com bons motivos. Por exemplo, isso dá tempo para que as questões cruciais levantadas pela rebelião de Satanás no jardim do Éden sejam resolvidas de uma vez para sempre. Essas questões se relacionam com a justiça e a legitimidade do governo de Deus. Além disso, o fato de ele tolerar com paciência o proceder errado dá tempo e oportunidade para que os maus mudem de proceder.
Deus misericordioso e paciente
Nossos primeiros pais, Adão e Eva, se juntaram a Satanás na rebelião contra Deus. Com isso, Deus tinha todo o direito de destruí-los imediatamente. Mas ele se mostrou misericordioso e paciente, permitindo bondosamente que tivessem filhos. Acontece que esses filhos, e toda a família humana que descendeu deles, nasceram em pecado. — Romanos 5:12; 8:20-22.
O propósito de Deus era resgatar a humanidade de sua condição lastimável. (Gênesis 3:15) No ínterim, porém, visto que ele sabe como a imperfeição herdada de Adão nos afeta, ele mostra muita paciência e misericórdia. (Salmo 51:5; 103:13) Sendo “abundante em benevolência”, ele está pronto e disposto a ‘perdoar amplamente’. — Salmo 86:5, 15; Isaías 55:6, 7.
A tolerância de Deus tem limites
Porém, não seria amoroso nem razoável Deus permitir a perpetuação do erro. Nenhum pai amoroso toleraria para sempre a maldade de um filho que continuasse deliberadamente a causar grande sofrimento a outros membros da família. A paciência de Deus diante do pecado, portanto, sempre será equilibrada com qualidades como o amor, a sabedoria e a justiça. (Êxodo 34:6, 7) Uma vez que a longanimidade de Deus tenha alcançado seu objetivo, ele não mais tolerará a maldade. — Romanos 9:22.
O apóstolo Paulo não deixou dúvidas quanto a isso. Ele disse: “[Deus] permitiu, nas gerações passadas, que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos.” (Atos 14:16) Em outra ocasião, acrescentou que ‘Deus não tomou em conta os tempos de tal ignorância’ da parte dos que desobedeceram as suas leis e princípios. “Agora”, continuou Paulo, “ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, se arrependam”. Por quê? “Porque ele fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada.” — Atos 17:30, 31.
Beneficie-se agora da tolerância de Deus
É lógico então que ninguém deve pensar que pode ignorar as leis de Deus e depois levianamente pedir o Seu perdão para escapar das conseqüências de suas ações. ( Josué 24:19) Muitos no Israel antigo achavam que podiam fazer isso. Mas não queriam mudar de proceder. Eles desacertaram o objetivo da tolerância e da paciência de Deus. Este, por sua vez, não tolerou para sempre a maldade daquele povo. — Isaías 1:16-20.
A Bíblia mostra que, para evitar o julgamento adverso de Deus, a pessoa precisa ‘arrepender-se’ — isto é, reconhecer com pesar sua condição imperfeita e pecaminosa diante de Deus e daí desviar-se com sinceridade do mal. (Atos 3:19-21) Dessa forma, com base no sacrifício de resgate de Cristo, Jeová Deus concederá perdão. (Atos 2:38; Efésios 1:6, 7) No seu devido tempo, Ele desfará todos os efeitos aflitivos do pecado adâmico. Haverá ‘novos céus e uma nova terra’, onde não mais tolerará “a presença . . . de coisas que pedem para ser destruídas”. (Revelação [Apocalipse] 21:1-5; Romanos 9:22, Phillips) Que maravilhoso resultado da tolerância extraordinária — mas não sem limites — demonstrada por Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário