sexta-feira, 2 de março de 2012

Basta “ser uma boa pessoa”?

“LEVO minha vida da melhor maneira que posso e procuro ser uma boa pessoa”, diz a jovem Allison. Como ela, muitos acreditam que viver assim é tudo o que Deus requer.
Outros acham que Deus não vai se importar se cometerem um pecado grave, desde que sua vida como um todo seja correta. Pensam que Ele está mais disposto a perdoar do que a condenar.
É claro que as definições sobre o que significa “ser uma boa pessoa” variam muito. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? O que devemos fazer para ter a aprovação de Deus? O que significa ser uma boa pessoa aos olhos de Deus?
Aceitar a orientação do Criador
Como Criador, Jeová Deus tem o direito de nos dar orientação moral. (Revelação [Apocalipse] 4:11) Na Bíblia, ele fornece leis e princípios para orientar nossa conduta e adoração. Deus disse ao seu povo: “Obedecei à minha voz, e tereis de fazer as coisas segundo tudo o que eu vos mando; e certamente vos tornareis meu povo e eu mesmo me tornarei vosso Deus.” — Jeremias 11:4.
Portanto, para “ser uma boa pessoa” do ponto de vista de Deus é necessário aprender quais são as Suas normas e viver de acordo com elas. Imagine que você quisesse ser amigo de alguém. Com certeza procuraria saber como essa pessoa gosta de ser tratada, e daí agiria de modo a agradá-la. A Bíblia indica que nós, assim como o patriarca Abraão, podemos ser amigos de Jeová, ou seja, ser alguém que ele aprova. (Tiago 2:23) Além do mais, visto que Deus possui padrões muito mais elevados que nós, não podemos esperar que ele faça mudanças para se ajustar aos nossos valores pessoais. — Isaías 55:8, 9.
A importância da obediência
Será que Deus vai mesmo nos desaprovar se desconsiderarmos mandamentos “menores”? Alguns podem pensar que não é importante obedecer a certos mandamentos “menores”. No entanto, nenhuma lei de Deus pode ser descartada como sem importância. Observe que em 1 João 5:3, a Bíblia não abre nenhuma exceção quando diz: “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos.” Quando fazemos o nosso melhor para obedecer às leis de Deus, provamos que o amamos sem reservas. — Mateus 22:37.
Jeová não é o tipo de pessoa que exige perfeição. Se realmente lamentamos os nossos erros e fazemos esforço sincero para não repeti-los, ele se mostra pronto a nos perdoar. (Salmo 103:12-14; Atos 3:19) Mas será que podemos ignorar de propósito algumas leis, achando que isso vai ser compensado por nossa obediência em outros assuntos? Um exemplo bíblico mostra-nos que não.
O Rei Saul, de Israel, preferiu decidir por si mesmo a que mandamentos de Deus obedeceria. Quando estava lutando contra os amalequitas, foi-lhe ordenado que não poupasse o gado daquele povo. Ele devia ‘entregá-lo à morte’. Embora tivesse cumprido outras instruções, Saul desobedeceu a Deus e poupou o “melhor do rebanho e da manada”. Por quê? Ele e o restante do povo queriam os animais para si. — 1 Samuel 15:2-9.
Quando o profeta Samuel perguntou a Saul a razão de ele não ter obedecido à ordem de Deus, o rei protestou e alegou que havia obedecido. Alistou as boas coisas que ele e o povo haviam feito, incluindo sacrifícios que tinham oferecido a Deus. Samuel perguntou: “Tem Jeová tanto agrado em ofertas queimadas e em sacrifícios como em que se obedeça à voz de Jeová? Eis que obedecer é melhor do que um sacrifício, prestar atenção é melhor do que a gordura de carneiros.” (1 Samuel 15:17-22) Assim, não podemos compensar a desobediência a Deus em certos assuntos por ‘oferecer sacrifícios’ ou realizar outras obras boas.
Padrões divinos — evidência do amor de Deus
Jeová amorosamente não espera que adivinhemos como agradá-lo. Por meio da Bíblia, ele dá clara orientação moral ao dizer: “Este é o caminho. Andai nele.” (Isaías 30:21) Quando seguimos seus conselhos, evitamos a frustração e a incerteza de ter de procurar orientações entre os conflitantes conceitos morais humanos. E podemos estar certos de que a orientação de Deus é sempre para o nosso bem, ‘ensinando-nos a tirar proveito’. — Isaías 48:17, 18.
Qual é o perigo de escolhermos por conta própria o que significa “ser uma boa pessoa”? Todos nós herdamos a tendência de agir de forma egoísta. Nosso próprio coração pode nos enganar. (Jeremias 17:9) Poderíamos facilmente minimizar a importância dos requisitos dados por Deus que achássemos difíceis ou restritivos.
Por exemplo, duas pessoas solteiras podem decidir ter relações sexuais achando que esse é um assunto meramente pessoal, já que não há outros envolvidos. Talvez até entendam que suas ações não se harmonizam com os padrões bíblicos, mas podem concluir que, desde que “ninguém se machuque”, dificilmente Deus as desaprovará. Seus desejos poderiam torná-las incapazes de reconhecer o pleno significado e as conseqüências de suas ações. A Bíblia adverte: “Há um caminho que é reto diante do homem, mas o fim posterior dele são os caminhos da morte.” — Provérbios 14:12.
Todas as leis de Jeová refletem seu amor pelos humanos e seu desejo de que evitemos o sofrimento. Desconsiderar as normas de Deus no que diz respeito à moralidade sexual e a outros assuntos não tem proporcionado às pessoas maior felicidade e sucesso na vida. Para muitos, a vida se tornou bem mais complicada. Por outro lado, seguir as leis de Deus nos ajuda em nosso esforço de levar uma vida correta e a evitar prejudicar a nós mesmos e a outros. — Salmo 19:7-11.
Se você deseja sinceramente ser uma boa pessoa do ponto de vista de Deus, faça todo esforço possível para seguir as orientações dele. Você verá por experiência própria que os “mandamentos [de Jeová] não são pesados”. — 1 João 5:3.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que devemos aceitar a orientação do Criador? — Revelação 4:11.
▪ Devemos obedecer a todos os mandamentos de Deus? — 1 João 5:3.
▪ Por que não é sábio escolhermos nossos próprios padrões de moral? — Provérbios 14:12; Jeremias 17:9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário