sexta-feira, 2 de março de 2012

Deve ter medo do Armagedom?

O QUE é “Armagedom”? Em termos simples, a palavra se aplica à condição ou situação em que todos os governantes do mundo estarão reunidos em oposição a Deus e a seu Reino, que está nas mãos de Jesus Cristo. No livro bíblico de Revelação (ou Apocalipse), o apóstolo João descreve uma visão que teve, na qual os governantes se ajuntam em desafio a Deus num lugar simbólico chamado Armagedom.
A palavra “Armagedom” aparece apenas uma vez nas Escrituras, mas atualmente é muito usada em sentido metafórico. De genocídio nuclear a vírus de computador, a palavra tem sido aplicada a desastres grandes e pequenos. Vários best-sellers foram baseados no chamado fim do mundo, ou o período que antecede ao Armagedom. Uma coleção de romances sobre esse tema já vendeu mais de 60 milhões de cópias nos últimos dez anos.
Algumas pessoas têm medo do Armagedom. Acham que os terroristas, as nações que promovem a guerra ou os desastres além do controle humano darão origem a uma catástrofe global, transformando a Terra num local incapaz de sustentar a vida. Outros acreditam que, num tempo designado, o próprio Deus furiosamente destruirá nosso planeta e tudo que existe nele. Essas perspectivas são realmente assustadoras! Mas qual é o entendimento correto sobre “a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, no Armagedom? — Revelação 16:14, 16.
A Terra será destruída?
Nem todos os humanos serão destruídos no Armagedom. Como sabemos disso? A Bíblia nos assegura que “Jeová sabe livrar da provação os de devoção piedosa, mas reservar os injustos para o dia do julgamento, para serem decepados”. (2 Pedro 2:9) Por isso, podemos estar confiantes de que Deus controlará perfeitamente seu ilimitado poder. Somente aqueles que desafiam a soberania de Deus terão de encarar Sua fúria no Armagedom. Não haverá vítimas acidentais. — Salmo 2:2, 9; Gênesis 18:23, 25.
A Bíblia nos diz que Deus vai “arruinar os que arruínam a terra”. (Revelação 11:18) Obviamente, então, o propósito de Deus não é destruir nosso planeta. Em vez disso, Ele removerá a sociedade humana iníqua que se opõe ao seu domínio. Isso está de acordo com o padrão que ele estabeleceu na época do Dilúvio dos dias de Noé. — Gênesis 6:11-14; 7:1; Mateus 24:37-39.
Um ‘dia atemorizante’
É verdade que muitas profecias bíblicas sobre a destruição que se aproxima são assustadoras. Por exemplo, o profeta Joel falou sobre “o grande e atemorizante dia de Jeová”. (Joel 2:31) O arsenal de Deus inclui neve, saraiva, terremotos, doenças infecciosas, aguaceiro inundante, chuva de fogo e enxofre, confusão mortífera, relâmpagos e um flagelo que causará o apodrecimento de partes do corpo. (Jó 38:22, 23; Ezequiel 38:14-23; Habacuque 3:10, 11; Zacarias 14:12, 13) E a Bíblia descreve de maneira explícita um tempo em que a superfície da Terra estará coberta de mortos que servirão de estrume ou de alimento para aves e outros animais. (Jeremias 25:33, 34; Ezequiel 39:17-20) O terror tomará conta dos inimigos de Deus durante essa guerra. — Revelação 6:16, 17.
Em vista disso, será que os adoradores obedientes do verdadeiro Deus devem ter medo dos acontecimentos assustadores que ocorrerão no Armagedom? De modo algum, pois os servos de Deus na Terra não participarão nesse conflito. Além disso, eles serão protegidos por Jeová. Mesmo assim, os adoradores verdadeiros ficarão assombrados diante da demonstração atemorizante do poder de Deus. — Salmo 37:34; Provérbios 3:25, 26.
É significativo, entretanto, que o apóstolo João foi inspirado a nos assegurar que “feliz é todo aquele que observa as palavras da profecia deste rolo”, incluindo o aviso do Armagedom. (Revelação 1:3; 22:7) Como é possível alguém se alegrar por refletir sobre o Armagedom?
Deus chama à ação
Quando um forte tufão ou furacão se aproxima, as autoridades locais dão avisos para que as pessoas protejam sua vida. Para se certificar de que todos ouçam o aviso, a polícia pode até mesmo ser enviada de porta em porta ou com sistemas de alerta. O objetivo de tudo isso não é assustar as pessoas, mas ajudá-las a tomar a ação que pode salvar suas vidas. As pessoas sensatas recebem o aviso com satisfação, e as que agem de acordo se alegram de ter feito isso.
O mesmo ocorre com a mensagem de aviso de Deus sobre o “tufão” do Armagedom, que se aproxima. (Provérbios 10:25) Na sua Palavra escrita, Jeová fornece os detalhes sobre a sua guerra. Seu desejo não é assustar, mas dar um aviso oportuno e levar as pessoas a se arrepender e a fazer um esforço decidido de servi-lo. (Sofonias 2:2, 3; 2 Pedro 3:9) Os que tomarem tal ação sobreviverão. Portanto, não precisamos ter medo da guerra de Deus que se aproxima. Antes, podemos encarar o futuro com a confiança de que ‘todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo’. — Joel 2:32.
[Nota(s) de rodapé]
É bom lembrar que partes da Bíblia foram escritas em linguagem simbólica, ou “sinais”. (Revelação 1:1) Portanto, não podemos ser dogmáticos quanto até que ponto os elementos mencionados nessas profecias serão usados literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário