sexta-feira, 2 de março de 2012

O Dilúvio: fato ou fábula?

‘E todos os animais entraram na arca de Noé, de dois em dois.’ — Gênesis 7:8, 9.
QUEM nunca ouviu falar no Dilúvio dos dias de Noé? É provável que você conheça essa história desde a infância. De fato, se for a uma biblioteca para investigar o Dilúvio, é possível que encontrará muito mais livros para crianças do que para adultos sobre esse assunto. Assim, talvez decida encarar o Dilúvio como simples história de ninar. Muitos acham que o relato de Noé e o Dilúvio, além de muita outra coisa na Bíblia, nada mais são do que fábulas, ou, quando muito, uma lição moral de criação humana.
Surpreendentemente, até alguns que afirmam basear as suas crenças religiosas na Bíblia duvidam que houve realmente um Dilúvio. O sacerdote católico Edward J. McLean disse certa vez que a história de Noé devia ser interpretada, não como história, mas como “alegoria ou forma literária”.
Mas, será que a narrativa bíblica do Dilúvio é mera alegoria, sem pretensão alguma de ser encarada literalmente? Permite a própria Bíblia tal conceito?
Detalhes verossímeis
Considere, em primeiro lugar, o registro feito por Moisés, no livro de Gênesis. Encontramos ali o ano, o mês e o dia específicos em que a colossal chuva começou. Também, quando a arca pousou em solo firme e quando a terra se tinha secado. (Gênesis 7:11; 8:4, 13, 14) Embora outros trechos de Gênesis nem sempre forneçam datas específicas, essas datas atestam o fato de que Moisés considerava o Dilúvio um evento real. Contraste o tom de verdade da Bíblia com a clássica abertura de muitas fábulas: “Era uma vez . . .”
Como outro exemplo, considere a própria arca. A Bíblia descreve-a como embarcação de uns 133 metros de comprimento, com uma relação comprimento e altura de 10 por 1, e comprimento e largura de 6 por 1. (Gênesis 6:15) Mas Noé não era construtor de navios. E, lembre-se, isso foi mais de 4.000 anos atrás! Todavia, a arca foi construída com proporções ideais para a sua função de grande caixa flutuante. De fato, modernos engenheiros navais sabem que proporções similares são próprias para a integridade e estabilidade estrutural em mar aberto. Embora a Bíblia não diga quanto tempo Noé levou para construir a Arca, o relato permite concluir que a construção possa ter durado 50 ou 60 anos. (Gênesis 5:32; 7:6) Esses fatores se contrastam nitidamente com a bem-conhecida história que se encontra no Épico de Gilgamés. Esse épico fala de um maciço e desajeitado cubo de uns 60 metros de cada lado, construído em apenas sete dias. Diferente dessa lenda babilônica, o relato bíblico do Dilúvio transpira credibilidade.
Fora do Gênesis, as Escrituras referem-se dez vezes a Noé ou ao Dilúvio global. Segundo essas referências, os escritores inspirados encaravam o Dilúvio como história genuína ou como fábula?
Autenticidade confirmada
Nas Escrituras, Noé figura em duas genealogias da nação de Israel, culminando, a segunda, em Jesus Cristo. (1 Crônicas 1:4; Lucas 3:36) Esdras e Lucas, os compiladores dessas genealogias, eram bons historiadores, e, com certeza, criam que Noé era uma pessoa real.
Em outras partes da Bíblia, Noé é alistado junto com personagens históricos, sendo citado como homem de justiça e de fé. (Ezequiel 14:14, 20; Hebreus 11:7) Faria sentido que os escritores bíblicos incluíssem uma figura mítica como exemplo a imitar? Não, pois isso facilmente poderia induzir os leitores da Bíblia a concluir que a fé é algo além da capacidade humana e só pode ser demonstrada por personagens de ficção. Noé e os outros homens e mulheres foram alistados porque eram humanos com fragilidades e sentimentos semelhantes aos nossos. — Hebreus 12:1; note Tiago 5:17.
As outras referências bíblicas a Noé e ao Dilúvio são feitas no contexto da destruição, por parte de Deus, da geração sem fé dos dias de Noé. Note a menção de Jesus ao Dilúvio, em Lucas 17:26, 27: “Assim como ocorreu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se, as mulheres eram dadas em casamento, até aquele dia em que Noé entrou na arca, e chegou o dilúvio e destruiu a todos.”
Jesus Cristo foi testemunha ocular dos eventos a que se referiu, pois ele já vivia no céu antes de ter vindo à Terra. (João 8:58) Se o Dilúvio fosse mera fábula, Jesus estaria dando a entender que a sua futura presença seria fictícia ou que estava proferindo uma inverdade. Nenhuma dessas conclusões é compatível com o restante das Escrituras. (1 Pedro 2:22; 2 Pedro 3:3-7) Por conseguinte, Jesus Cristo, em resultado de observação pessoal, cria na autenticidade histórica do relato bíblico do Dilúvio. Para os cristãos verdadeiros, essa é, sem dúvida, a mais conclusiva evidência de que o Dilúvio dos dias de Noé é fato, não fábula

7 comentários:

  1. Caro Tompson,
    Muito legal poder corresponder sobre um assunto deveras intrigante e ILÓGICO, pois vejamos essa passagem
    segundo a FÁBULA está especificada em torno de 4.117 a.c. sendo assim os CONTINENTES já estavam todos FORMADOS, como bem especifica a CIÊNCIA
    GEOLÓGICA, portanto não estão maIs se contando as tais "DORSAIS TERRESTRES" o que descarta seu segundo parágrafo.
    Decerto que haviam outros dorsais, mas isso estaremos FALANDO em BILHÕES de anos, já que no sso planetinha AZUL tem aproximadamente 4.5 bilhões de anos e viverá mais uns 5.5 bilhões.
    No caso específico narrado já anteriormente no ÉPICO de GILGAMESH, "O DILÚVIO", com todas a letras e virgulas ou seja um DESCARADO PLÁGIO.
    Sendo assim aos animais do CONTINENTE AMERICANO, AUSTRALÁSIA e ANTARTIDA, não puderam embaracar na CANOA MÁGICA, ou seja perderam o lugar.
    Como estamos falando de um "FATO" que HIPOTETICAMENTE tenha ocorrido como já disse anteriormente há 4.117 a. c. devo informá-lo que
    o CLIMA NA TERRA ERA ESSE MESMO que vivemos hoje, com algumas mudanças, assim como vivemos hoje.
    A ERA GLACIAL ocorrida por volta de 20.000 anos atrás ou muito tempo antes de que a narrativa acontecesse, que para ser matemáticamente correta teremos que admitir um volume de água ABSURDO que não caberiam nas TAIS CALOTAS POLARES, sinto muito mas essa não COLA.
    Amigo Tompson você poderia me ESCLARER como foram alimentados os "IMAGINÁRIO BICHOS" dentro da tal CANOA MÁGICA?
    Pois lembremos que existiam dois casais de ELEFANTES e cada um deles come aproximadamente 125 quilos de ervas dia ou 500 quilos de mato...
    Sem contarmos os demais PAQUIDERMES que também comem prá "dedeu", passemos para os FELINOS, só de LEÕES 16 casais de Panthera leo ou seja o REI LEÃO,
    essa MAQUINA de consumir CARNE come pouquinho aproximadamente 15 quilos do produto isso só para um...
    Faço uma pergunta:-
    A tomada do FREEZER estava ligado em 110 ou 220 volts?
    Outra pergunta que lhe faço, a PORTA da CANOA MÁGICA foi fechada HERMETICAMENTE, pois não poderia entrar água, só havia uma ESCOTILHA menor que a do BANHEIRO de minha casa, com a população dentro da tal CANOA MÁGICA, os gases vão se acomulando e uma simples FÁGULHA faria com que a EMBARCAÇÃO fosse LITERARIAMENTE e LITERALMENTE EXPLODIDA.
    O sistema de ILUMINAÇÃO era o que MESMO?
    Portanto meu caro todas as suas ponderações eu agradeço, foram avaliadas e o jeová não passou no teste.
    Além desses dois casos relatos temos que analisar sobre os animais que se alimentam de CARNIÇA, os famosos necrófagos, o que ra dado para eles?
    Podemos nos falar mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAGI LIMA,

      A Epopéia de Gilgamesh acadiana menciona um dilúvio, um navio e sobreviventes.

      O próprio Gilgamesh foi descrito como imoral e violento, um semideus ou, parte homem, parte deus.

      A mitologia asteca fala sobre um mundo antigo habitado por gigantes e sobre um grande dilúvio.

      Uma lenda nórdica descreve uma raça de gigantes e um sábio chamado Bergelmir que construiu um grande barco e salvou a si mesmo e sua esposa.

      O testemunho conjunto de todas as lendas dessa natureza confirma o testemunho da Bíblia de que todos os humanos descendem dos sobreviventes de um Dilúvio que destruiu um antigo mundo perverso.

      Praticamente todos os povos antigos têm uma lenda de que seus antepassados sobreviveram a um dilúvio global.

      Naturalmente, com o decorrer do tempo, as lendas foram embelezadas, mas todas elas incluem vários pormenores que indicam uma fonte comum da narrativa:

      Deus se irou com a iniquidade da humanidade.

      Ele causou um grande dilúvio.

      A humanidade, como um todo, foi destruída.

      Uns poucos justos, porém, foram preservados.

      Estes construíram uma embarcação em que humanos e animais foram salvos.

      No tempo devido, enviaram-se aves em busca de terra seca.

      Por fim, a embarcação pousou numa montanha.

      Os sobreviventes, quando desembarcaram, ofereceram um sacrifício.

      O que isso prova?

      As similaridades não podem ser coincidências.

      O conjunto das evidências dessas lendas corrobora o antigo testemunho da Bíblia, de que todos os humanos descendem dos sobreviventes dum dilúvio que destruiu um mundo da humanidade.

      Por isso, não precisamos basear-nos em lendas ou mitos para saber o que aconteceu.

      Temos um registro cuidadosamente preservado nas Escrituras Hebraicas da Bíblia. Gênesis, capítulos 6-8.

      Durante o segundo período, ou “dia”, criativo, quando foi formada a “expansão” atmosférica da Terra, havia águas “debaixo da expansão” e águas “por cima da expansão”. (Gênesis 1:6, 7)

      As águas “debaixo” eram as que já havia na Terra.

      As águas “por cima” eram enormes quantidades de umidade suspensas acima da Terra, formando uma “vasta água de profundeza”.

      Essas águas caíram sobre a Terra nos dias de Noé.

      Por esta razão o clima da terra era uniforme, por exemplo até os nossos dias nos polos encontra-se animais e plantas de climas tropicais soterrados.

      Qualquer mudança na radiação alteraria a taxa de formação do radioativo carbono-14 a tal ponto, que invalidaria todas as datas radiocarbônicas anteriores ao Dilúvio.

      A Bíblia não diz que ele teve de preservar vivas todas as variedades dos animais.

      Antes, ela declara:

      “Das criaturas voadoras segundo as suas espécies e dos animais domésticos segundo as suas espécies, de todos os animais moventes do solo, segundo as suas espécies, dois de cada um virão a ti lá dentro para os preservares vivos.” (Gên 6:20; 7:14, 15)

      Jeová Deus sabia que só era necessário salvar membros representativos das diferentes “espécies”, visto que eles se reproduziriam em variedade depois do Dilúvio.

      Que a grande variedade de vida animal hoje conhecida poderia ter resultado de cruzamentos dentro de tão poucas “espécies” após o Dilúvio é provado pela infinita variedade da espécie humana — pessoas baixas, altas, gordas, magras, com incontáveis variações da cor dos cabelos, dos olhos e da pele — todas as quais surgiram da única família de Noé.

      O fato de que o Dilúvio realmente ocorreu é confirmado por diversos escritores bíblicos. (Is 54:9; 2Pe 3:5, 6; He 11:7)

      A evidência mais forte, porém, é o testemunho do próprio Jesus Cristo, que era testemunha ocular nos céus. (Veja Jo 8:58.)

      Ele disse claramente:

      “Nos dias de Noé, . . . chegou o dilúvio e destruiu a todos.” Lu 17:26, 27.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. RAGI LIMA,



      Todos os povos após o dilúvio descende dos filhos de noé. Por isso existe relatos de dilúvio em diversas culturas.

      Em Gênesis 6:14, a palavra hebraica qin·ním (“ninhos”) é traduzida por “pequenos quartos” (So), “cabines” (AT) e “compartimentos” (NM).

      Evidentemente, tratava-se de compartimentos relativamente pequenos na arca construída por Noé, e, similares aos ninhos de aves, serviam de proteção e abrigo durante o tempo crítico em que homens e animais de outro modo estavam indefesos.

      Quanto ao acumulo de gás a Bíblia diz que a arca tinha compartimentos no seu interior, uma porta lateral e um tsoar de um côvado de altura, que pode ter sido um telhado de duas águas, talvez com aberturas embaixo para ventilação e iluminação. Leia Gên 6:16

      Qual a alimentação dos animais?

      Gênesis 6:21
      21 E quanto a ti, toma para ti toda sorte de alimento que se come;+ e tens de ajuntá-lo a ti e terá de servir de alimento para ti e para eles.”+

      Assim como nós hoje alimentamos animais em zoológico Noé assim fez.

      Noé foi instruído a preservar apenas representantes de toda “espécie” de animal terrestre e de criatura voadora. Alguns pesquisadores disseram que apenas 43 “espécies” de mamíferos, 74 “espécies” de aves e 10 “espécies” de répteis podiam ter produzido a grande variedade de espécies dessas criaturas hoje conhecidas. A arca tinha cerca de 40.000 m3 de espaço útil — suficiente para a lista de passageiros.

      Excluir
    2. Ah Sr. Tompson, senhor Tompson,

      Por que cargas D’Água entenda-se “DILÚVIO” que meu comentário foi removido?

      Quem é esse CENSOR para ter esse PODER?

      Não HAVIA OFENSAS, MUITO MENOS MENTIRAS, então porque esse DESPREPARO por ouvir a VERDADE?

      Você diz que TODOS OS POVOS são descendentes de Noach?,

      Se isso fosse VERDADE a gestação seria de 4 meses pois o comandante da CANOA MÁGICA era POSSUIDOR dessa faculdade de gerar filhos com esse tempo de GESTAÇÃO.

      “Por isso existe relatos de dilúvio em diversas culturas”.

      Vejo que é CONIVENTE em aceitar o TALVEZ como RESPOSTA, mas isso meu caro não pode ser aceito como VERDADE, TALVEZ ISSO, TALVEZ AQUILO, isso não CABE como RESPOSTA.

      Se analisarmos que a NATUREZA é SÁBIA em seu CONTROLE NATURAL, veremos que um animal é predador de outro para que haja um controle e dessa maneira o desequilibrio da alimentação não seja afetado.

      Não me rfespondeu como se armazenavam a CARNE PARA OS FELINOS e nem como foi ARMAZENADO TODA A FORRAGEM para os HERBÍVOROS, pois covenhamos foram 180 dias TRANCADOS em uma CANOA MÉGICA, que tinha somente uma porta e uma JANELINHA MINISCULA...


      Não tente me CONVENSER, experimente construir algo semelhante e verás que é IMPOSSÍVEL a SOBREVIVÊNCIA em um CATIVEIRO com essa FORMATAÇÃO, um lembretezinho segundo os experts no assinto “as vacas na Nova Zelandia estão sendo responsabilizadas pelo surgimento de um BURACO na CAMADA de OZÔNIO, isso tudo no ar livre imagine o que ocorreu na CANOA MÁGICA?

      Qual a COMIDA QUE É UTILIZADA NO JARDIM ZOOLÓGICO?

      Herbivoros comem FRUTAS E FOLHAS, carnivoros comen CARNE, isso em poucos dias DETERIORAM, essa sua comparação foi simplesmente RÍDICULA.

      Então esse Noach era um gênio da BIOLOGIA, ele pode se certificar de tudo isso e com todos os animais querendo entrar na CANOA MÁGICA num dia só?

      Nemos Tompson menos...

      Ele seguiu à RISCA A TAL LISTA DE PASSAGEIROS?

      Menos Tompson menos...

      Ainda preciso saber em qual tomada se ligaram os FREEZER’S para conservar a alimentação...

      Excluir
    3. RAGI LIMA,

      O seu comentário foi removido por engano.

      Na primeira página logo a baixa tem estas palavras:

      Remover conteúdo,

      Eu li rápido e entende responder, ai quando clikei removi, mas não foi esta a intenção! rsrsrsrssr

      Bem, respondendo esta sua última pergunta.

      Jeová Deus tem o poder de controlar os instintos dos animais.

      Afinal foi ele o criador.

      Por, exemplo leia:

      Daniel 6:19-22
      19 Finalmente, o próprio rei, de madrugada, passou a levantar-se ao clarear o dia e foi apressadamente à cova dos leões. 20 E ao chegar perto da cova, clamou com voz triste a Daniel. O rei falou e disse a Daniel: “Ó Daniel, servo do Deus vivente, pôde o teu Deus,* a quem serves com constância,+ salvar-te dos leões?”+ 21 O próprio Daniel falou imediatamente ao rei: “Ó rei, vive por tempos indefinidos. 22 Meu próprio Deus+ enviou seu anjo+ e fechou a boca dos leões,+ e eles não me causaram dano, pois diante dele se achou em mim a própria inocência;+ e também perante ti, ó rei, não fiz nada prejudicial.”+

      Não sei onde vc leu que na Bíblia a gestação é de quatro meses!

      Queria mas esclarecimento sobre isso,

      Quanto a natureza ser sabia, vc sabe tanto quanto eu que a natureza não é uma pessoa.

      As leis naturais existe por que existe um legislador.

      As leis existem porque existem pessoas para fazer. as leis.

      Não surgem do nada.

      Noé foi orientando pelo criador de todas as espécies.

      Poderia ter um especialista melhor?

      Sobre o Freezer naquela época não existia rsrsrsrs

      Mas se vc pesquisar a preservação de alimento é muito antiga.

      Faça uma pesquisa desde salgar a enterrar ou colocar em álcool etc etc ... é só pesquisar!!!

      Excluir
  3. Quanto ao texto removido vamos deixar prá lá,

    Você diz que o jeová deus tem o poder de controlar o INSTINTO dos animais?

    Então porque é que ele não controlava esses INSTINTOS quando os cristãos eram jogado às feras na ARENA?

    Porquê ele não controla esse instinto quando o PITT BULL ataca e mata uma CRIANÇA?

    Afinal ele é o criador!

    Será que podemos dar crédito ao daniel afinal ele próprio escreveu... vejamos uma outra passagem contada pelo senhor daniel, diz ele:-

    [Dn 3:1] - "Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura, de seis côvados.

    Uma pausa para o entendimento desse fato INTERESSANTE, se um côvado mede 48 cm. Vejamos:- 48 x 60 = 28,8 metros de altura, 2,88 mts de largura por 2,88 de profundidade teremos 238,87 m³ EM OURO bota OURO NISSO...

    Será que devemos dar CRÉDITO?

    Em outra passagem também escrita pelos dedos de daniel vemos que:-

    Daniel 4:32-33 - E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

    Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.

    Pesquisando a HISTORIOGRAFIA desse Rei Babilônico nada é encontrado em documentos que fale algo assim, será o mesmo Nabuco?

    Será que devemos dar CRÉDITO a esse daniel?

    Gn – 5 - 32 - E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

    Ai está de onde tirei essa “GESTAÇÃO FANTASTICA” propiciada por Dona Noach!

    A CANOA MÁGIA não teria condições de ABRIGAR todas as CRIATURAS, mas cabe uma pergunta se era um casal de cada por que o homem foram 4 casais?

    A Lista de passageiros da CANOA MÁGICA era qualquer coisa de “FELOMENAL” pois temos em nosso PEQUENO PLANETA AZUL a ABSURDA conta de 8,7milhões de espécies...

    Você já imaginou esse POVAREL TODO chegando para o EMBARQUE e olhe que todos entraram na CANOA MÁGICA no mesmo dia...

    Não acho necessário a pesquisa sobre a conservação do alimento, por uma razão bem simples,
    Se um ELEFANTE come cerca de 150 quilos de gramineas/frutas dia e bebe 200 litros de água, a CANOA MÁGICA ficou à deriva 180 dias então vejamos 150 x 180 = 27.000 quilos x 4 ELEFANTES = 108 MIL QUILOS de GRAMA sem contar com um armazenamento de 144 mil litros de água...

    Isso só para os elefantes...

    Será?

    ResponderExcluir