sexta-feira, 2 de março de 2012

Devemos culpar a Satanás pelos nossos pecados?

EVA culpou a Satanás pelo primeiro pecado humano. Ela disse: “A serpente — ela me enganou e por isso comi.” (Gênesis 3:13) Desde então, “a serpente original, o chamado Diabo e Satanás”, tem continuado a fustigar a humanidade, ‘cegando a mente’ das pessoas e “desencaminhando toda a terra habitada”. (Revelação [Apocalipse] 12:9; 2 Coríntios 4:4) Ele exerce pressão sobre todos, sem exceção. Mas significa isso que não podemos resistir à sua influência? E quando pecamos, a culpa é sempre do Diabo?
A Bíblia diz que Satanás de fato enganou Eva. (1 Timóteo 2:14) Ela foi iludida a pensar que, violando a ordem de Deus, alcançaria o mesmo conhecimento e independência possuídos por Deus. (Gênesis 3:4, 5) Persuadida disso, ela pecou. Mas Deus considerou a ela responsável e a sentenciou à morte. Por quê? Porque embora Satanás tivesse mentido, ela tinha pleno conhecimento da ordem de Deus. Nunca foi forçada a desobedecer; ao contrário, tinha controle total sobre seus atos, sendo plenamente capaz de resistir à influência de Satanás.
Resista ao Diabo
Os humanos podem resistir ao Diabo. Em Efésios 6:12, somos informados de que “temos uma pugna” contra “as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais”. Evidentemente, pois, Deus espera que combatamos a influência de Satanás. Mas como pode o ser humano enfrentar o poder sobre-humano de Satanás e seus demônios? Requer-se de nós que travemos uma batalha desigual, sem chance de vencer? Não, porque Deus não espera que travemos essa luta em nossas próprias forças. Jeová nos fornece vários meios pelos quais podemos resistir às tentações do Diabo e sair-nos vitoriosos. A Bíblia nos diz quem é o Diabo, como ele age e como podemos proteger-nos. — João 8:44; 2 Coríntios 2:11; 11:14.
Como ‘opor-se ao Diabo’
As Escrituras nos recomendam tomar duas medidas para nos opor ao Diabo. A admoestação é: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) Sujeitar-se a Deus envolve obedecer aos seus mandamentos. Termos sempre em mente a existência de Deus, a sua bondade, o seu imenso poder e autoridade e os seus elevados princípios nos dará forças para resistir a Satanás. É vital também persistir em oração. — Efésios 6:18.
Lembre-se da ocasião em que Jesus foi tentado pelo Diabo. Recordar e citar vários mandamentos de Deus com certeza ajudou Jesus a resistir. Não conseguindo fazer com que Jesus pecasse, Satanás foi embora. Depois dessa prova Jeová enviou anjos para fortalecer mais a Jesus. (Mateus 4:1-11) Assim, Jesus podia com confiança incentivar seus discípulos a pedir a Deus que os ‘livrasse do iníquo’. — Mateus 6:13.
Deus não nos livra colocando um escudo protetor ao nosso redor, mas ele nos incentiva a cultivar qualidades piedosas como a verdade, a justiça, a paz e a fé. Estas atuam como “armadura” que nos permite “manter firmes contra as maquinações do Diabo”. (Efésios 6:11; 13-18) Assim, com a ajuda de Deus, é possível resistir às tentações do Diabo.
A segunda medida a tomar, recomendada em Tiago 4:7, é ‘opor-se ao Diabo’. Isso envolve ação decisiva, fugir de sua influência nociva. É preciso evitar se expor ao poder enganoso do Diabo e rejeitar as filosofias materialistas e imorais tão prevalecentes no mundo de hoje. Resistirmos dessa forma à influência do Diabo ao passo que procuramos levar uma vida que agrada a Deus é vital na nossa luta contra Satanás. Mas, voltando à pergunta inicial, será que todos os pecados são resultado direto da influência do Diabo?
Nossa luta interna
O escritor bíblico Tiago explica: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado.” (Tiago 1:14, 15) Infelizmente, não podemos dominar por completo fraquezas e imperfeições herdadas. (Romanos 5:12) “Não há nenhum homem justo na terra, que continue fazendo o bem e que não peque”, diz a Bíblia. — Eclesiastes 7:20.
Isso não significa que não tenhamos controle nenhum sobre os nossos pecados. Em alguns casos, devido ao mau critério, nós mesmos nos colocamos em situações provadoras. Assim, embora o desejo errado possa ser atribuído à nossa imperfeição ou à influência de Satanás, nutrir ou rejeitar tal desejo depende só de nós. Apropriadamente, o apóstolo Paulo escreveu: “O que o homem semear, isso também ceifará.” — Gálatas 6:7.
Assuma a responsabilidade pelos seus atos
O ser humano muitas vezes tem dificuldade de reconhecer suas fraquezas, falhas e erros, enfim, de admitir seus pecados. (Salmo 36:2) Uma coisa que nos pode ajudar a aceitar a responsabilidade pelos nossos pecados é reconhecer que Deus não exige perfeição de nós. “Ele nem mesmo fez a nós segundo os nossos pecados; nem trouxe sobre nós o que merecemos segundo os nossos erros”, disse o salmista Davi. (Salmo 103:10) Embora Deus seja perdoador, ele ainda espera um esforço da nossa parte — que nos disciplinemos — para evitar os laços do Diabo e não ceder à nossa própria inclinação ao pecado. — 1 Coríntios 9:27.
Precisamos entender que embora Deus reconheça que o Diabo pode influenciar nossas ações e que tem grande parte da culpa pela condição pecaminosa da humanidade, isso não nos isenta de responsabilidade. Assim, Romanos 14:12 diz: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
Mas se ‘abominarmos o que é iníquo’ e ‘nos agarrarmos ao que é bom’, poderemos vencer o mal. (Romanos 12:9, 21) A primeira mulher, Eva, não agiu assim e foi punida pela sua desobediência; ela podia ter resistido e obedecido a Deus. (Gênesis 3:16) Mas Deus não desconsiderou o papel que o Diabo desempenhou em enganá-la. O Diabo foi amaldiçoado e condenado à aniquilação futura. (Gênesis 3:14, 15; Romanos 16:20; Hebreus 2:14) Assim sendo, em breve viveremos num mundo em que não teremos de combater sua influência maligna. — Revelação 20:1-3, 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário