sexta-feira, 2 de março de 2012

É errado ser cruel com os animais?

NUMA rinha da América Central, todos os olhos estão mirados em dois galos, um vermelho e um branco. A multidão delira quando o galo vermelho, com uma lâmina afiadíssima presa ao pé, acerta um golpe no galo branco. O juiz ergue os dois galos. O branco esmorece e morre, sangrando. A briga de galo terminou.
No sul das Filipinas, dois garanhões são lançados um contra o outro. Os espectadores assistem ao espetáculo horripilante, à medida que os cavalos são mordidos nas orelhas, no pescoço, no focinho e em outras partes do corpo. Embora ambos talvez saiam vivos do ringue, pelo menos um deles possivelmente sairá mutilado ou cego, ou tão ferido que venha a morrer mais tarde.
Dois cachorros na Rússia se atacam. Pouco depois, com olhos vazados e orelhas retalhadas, eles vagam por aí com patas mutiladas e sangue escorrendo de carne dilacerada.
Há séculos, o homem lança animal contra animal em nome do esporte, muitas vezes impelido pela jogatina. Acrescente-se à lista as touradas, a caça à raposa e até briga de aranha. Além disso, muitos animais sofrem em nome da ciência. E um incontável número de animais sofre por negligência, intencional ou não, de seus donos.
Alguns países têm leis que regulam o tratamento de animais e proíbem atos cruéis. Já em 1641, a Colônia da Baía de Massachusetts elaborou “O Código de Liberdades”, que dizia: “Nenhum homem deve exercer tirania ou crueldade contra quaisquer das criaturas brutas [animais], que, em geral, são criadas para uso do homem.” Desde então fizeram-se leis e formaram-se sociedades em defesa dos animais e contra a crueldade.
Mesmo assim, muitos promotores das acima mencionadas brigas por esporte não se consideram cruéis com os animais. Alguns afirmam amar os animais cujo sofrimento e morte brutalmente provocam. Amantes da briga de galo dizem que as suas aves vivem mais tempo do que as demais da espécie, destinadas à panela. Que grande consolo!
Por que é errado ser cruel?
Deus nos permite beneficiar dos animais. Os princípios bíblicos permitem-nos abater animais para prover alimentos e roupa, ou para nos proteger contra danos. (Gênesis 3:21; 9:3; Êxodo 21:28) Contudo, a vida é sagrada para Deus. O nosso domínio sobre os animais tem de ser exercido de maneira equilibrada, que mostre respeito pela vida. A Bíblia fala com reprovação de certo homem chamado Ninrode, que aparentemente matava animais, e talvez humanos, por pura emoção. — Gênesis 10:9.
Jesus disse a respeito do interesse de Deus pelos animais: “Não se vendem cinco pardais por duas moedas de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles está esquecido diante de Deus.” (Lucas 12:6) Também, quando desistiu de destruir uma cidade cheia de praticantes de perversidade que se haviam arrependido, o próprio Deus disse: ‘Não devia eu ter pena de Nínive, a grande cidade, em que há mais de cento e vinte mil homens, além de muitos animais domésticos?’ (Jonas 4:11) É óbvio que, para Deus, os animais não são meros itens descartáveis, que podem ser eliminados à vontade.
Ao dar leis aos israelitas, Deus ensinou-lhes a tratar bem os animais. Ele exigia que devolvessem ao dono um animal perdido, e que ajudassem os animais em apuros. (Êxodo 23:4, 5) Os animais deviam usufruir o descanso sabático, como os humanos. (Êxodo 23:12) Havia leis que regulavam o tratamento correto de animais de lavoura. (Deuteronômio 22:10; 25:4) Obviamente, não se devia abusar dos animais, mas sim dar-lhes cuidados e proteção.
Provérbios 12:10 declara explicitamente o ponto de vista de Deus: “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis.” Certo comentário bíblico traduz assim esse versículo: “A bondade do justo estende-se até aos animais sem fala, mas o perverso é cruel, mesmo quando pensa estar sendo muito gentil.” — Believer’s Bible Commentary, de William MacDonald.
O justo trata bem os animais e procura conhecer as suas necessidades. O perverso talvez verbalize seu amor pelos animais, mas as suas “misericórdias” são, na verdade, cruéis. As suas ações traem a motivação egoísta de sua mente. Quão bem isso se aplica aos que lançam um animal contra o outro na esperança de ganhar dinheiro!
Alívio para os animais
O propósito original de Deus era que o homem tivesse “em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra”. (Gênesis 1:28) Nesse propósito não cabe a crueldade contra os animais. O tratamento cruel contra os animais não será eterno. Temos motivos para crer que Deus acabará com todo o sofrimento desnecessário. Mas como?
Ele promete eliminar as pessoas perversas e cruéis. (Provérbios 2:22) A respeito dos animais, Oséias 2:18 diz: “Naquele dia certamente concluirei para eles um pacto em conexão com o animal selvático do campo, e com a criatura voadora dos céus, e com a coisa rastejante do solo, . . . e vou fazer que se deitem em segurança.” Como será maravilhoso viver nesse tempo em que as condições pacíficas beneficiarão não só os humanos justos, mas também os animais!

9 comentários:

  1. Gostei da explicação baseada na bíblia. Não concordo com esse tipo de prática, mais conheço pessoas que pratica . E ainda diz que ama o animal , na verdade só ama aquilo que o animal proporciona pra eles que e ver brigando até a morte . (Quando a gente ama algo não queremos perder ou ferir ).

    ResponderExcluir
  2. Muito bem eu queria uma explicação sobre isso vou para de botar pra briga vou criar só pra vender mesmo agora

    ResponderExcluir
  3. Acho que se eu criar só pra venda Deus não vai me cobrar naquele grande dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Análise qual e pior vender droga ou fabricar algo q e errado

      Excluir
  4. Na época de Jesus tinham briga de galo e vendas de pássaro , mas nem Jesus nem os evangelho nem as cartas Paulinas falou nada sobre isso pq?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade a gente criador pensa que está fazendo o bem na verdade e uma chacina não percebemos pq não lemos a bíblia e nem procurarmos nossos pastores por conta da reprovação e do vexame mais cria não e pecado pecado e fazer o ato que e brigar por dinheiro o ato que fazemos enganados e que e pecado.

    ResponderExcluir
  6. Se o galo não quer brigar e você o obriga e errado mas se ele é da raça combatentes eles já nascem desde pintinhos brigando Deus deu o controle de todos animais nas mãos dos homens existi os de abate para alimentação humana e existem os gatos combatentes não acho que seja um pecado

    ResponderExcluir
  7. O que penso sobre isso, que é vc criar desde pintinho aprontar sua ave e brigar. Onde está o amor?? Gosto dos galos de raça e já briguei muito e deixei de criar, agora estou voltando e não penso em brigar e tem um porém, para que eu venda o meu tem que provar que é bom. Então se ele não brigar e não tiver vitória, não tem quem compre! Melhor era não criar e investi caro agora.... O que fazer??

    ResponderExcluir