sexta-feira, 2 de março de 2012

A Bíblia condena a cremação?

Algumas pessoas acham que a cremação — isto é, reduzir um cadáver a cinzas — desonra o corpo e a memória da pessoa que morreu. ‘Esse costume tem origem pagã’, raciocinam elas, ‘e portanto, deveria ser evitado por aqueles que professam adorar a Deus’. Outras acreditam que a cremação é um procedimento aceitável e dignifica o falecido. E você, o que pensa a respeito?
NOS tempos bíblicos, era costume enterrar os mortos. Por exemplo, Abraão sepultou sua esposa Sara numa caverna. O corpo de Jesus foi colocado num túmulo escavado na rocha. (Gênesis 23:9; Mateus 27:60) Será que a Bíblia especifica que a única maneira de se dispor de um cadáver é enterrá-lo? Ela indica que os servos de Deus no passado faziam objeção à cremação?
É indicação da desaprovação divina?
Várias passagens da Bíblia aparentemente indicam que as pessoas que foram cremadas haviam caído no desfavor de Deus. Por exemplo, a Lei mosaica dizia que caso a filha de um sacerdote de Jeová se tornasse prostituta, ela devia ser morta e depois “queimada no fogo”. (Levítico 20:10; 21:9) De forma similar, quando a desobediência de Acã e sua família resultou na derrota de Israel em Ai, seus compatriotas os apedrejaram até a morte e depois os ‘queimaram em fogo’. (Josué 7:25) Alguns eruditos têm sugerido que esse era o tratamento dado àqueles que morriam em desgraça e que a cremação privava os malfeitores do que era considerado um enterro honroso.
Outro exemplo foi quando o Rei Josias se empenhou em eliminar a idolatria de Judá. Ele retirou dos túmulos os ossos dos sacerdotes que tinham feito sacrifícios a Baal e os queimou sobre os altares deles. (2 Crônicas 34:4, 5) Será que, de acordo com esses exemplos, os que têm seus restos mortais cremados são desaprovados por Deus? Não, conforme veremos numa outra passagem bíblica.
Quando os filisteus derrotaram o Rei Saul de Israel em batalha, eles de modo irreverente prenderam o corpo dele e os de seus três filhos junto à muralha de Bete-Sã. Mas quando os israelitas que moravam em Jabes-Gileade souberam desse tratamento desrespeitoso, retiraram os cadáveres e os queimaram, e depois disso enterraram seus ossos. (1 Samuel 31:2, 8-13) À primeira vista, esse relato dá uma conotação negativa à cremação. Afinal, Saul também havia sido mau; ele lutou contra Davi, o ungido de Jeová, e morreu no desfavor divino.
Note, porém, que ao lado de Saul morreu também seu filho Jonatã, cujo cadáver recebeu o mesmo tratamento. Ele não era uma pessoa má, mas um amigo querido e um aliado de Davi. Sobre Jonatã, os israelitas reconheceram: “Foi com Deus que ele trabalhou.” (1 Samuel 14:45) E quando Davi ficou sabendo o que os homens de Jabes-Gileade haviam feito, ele os elogiou e lhes agradeceu por isso: “Benditos de Jeová sejais vós, porque usastes desta benevolência para com o vosso senhor, para com Saul.” Tudo indica que Davi não ficou incomodado com a cremação de Saul e Jonatã. — 2 Samuel 2:4-6.
Não impede a ressurreição
A Bíblia ensina claramente que Jeová Deus trará de volta à vida aqueles que dormem na morte. (Eclesiastes 9:5, 10; João 5:28, 29) Sobre esse tempo, o livro bíblico de Revelação, ou Apocalipse, faz a seguinte descrição profética: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles.” (Revelação 20:13) O Deus Todo-Poderoso fará isso não importa se o corpo da pessoa tenha sido enterrado, queimado, devorado por animais selvagens, tenha desaparecido no mar ou até mesmo tenha sido vaporizado por uma explosão atômica.
A Bíblia não dá instruções específicas sobre o que deve ser feito com os restos mortais de alguém. A cremação não é condenada por Jeová. Mas é claro que o funeral deve ser honroso e respeitoso.
Mas algo que pode influir na decisão de alguém é como as pessoas de sua comunidade encaram os costumes funerários. Os que seguem os princípios bíblicos não deveriam fazer nada que as ofendesse desnecessariamente. Também seria impróprio participarem em práticas que dessem a impressão de que apóiam ensinos religiosos falsos, como a imortalidade da alma. Embora seja recomendável levar esses pontos em consideração, decidir o que fazer com o próprio corpo ou o de outra pessoa é uma questão pessoal ou familiar.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Que servo fiel de Deus mencionado na Bíblia foi cremado? — 1 Samuel 31:2, 12.
▪ Como Davi tratou os homens que cuidaram do corpo de Saul? — 2 Samuel 2:4-6.
▪ O que mostra que a cremação não desqualifica alguém para ser ressuscitado? — Revelação 20:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário