sexta-feira, 2 de março de 2012

Os cristãos podem contar com a proteção divina?

A Bíblia faz muitas referências à capacidade de Deus de proteger seus servos. O Rei Davi disse: “Socorre-me dos homens maus, ó Jeová; que tu me resguardes mesmo do homem de atos de violência.” (Salmo 140:1) Hoje há muitos servos de Deus que enfrentaram violência, crime ou desastres naturais e mal conseguiram escapar vivos e sem ferimentos. Surge a pergunta: Foi um milagre da parte de Deus que os protegeu nessas ocasiões? Isso porque há outros casos de pessoas tementes a Deus que não conseguiram escapar ilesas. Sofreram grandes tragédias e em alguns casos até mesmo chegaram a ter uma morte violenta.
SERÁ que Jeová Deus protege a alguns e não a outros? Podemos contar com milagres quando nos deparamos com violência, acidentes ou calamidades?
Relatos bíblicos falam de proteção milagrosa
A Bíblia relata muitos casos em que Deus interveio a favor de seus servos. (Isaías 38:1-8; Atos 12:1-11; 16:25, 26) Mas também menciona outras ocasiões em que Jeová não socorreu os seus servos e eles tiveram um fim trágico. (1 Reis 21:1-16; Atos 12:1, 2; Hebreus 11:35-38) Isso dá a entender que é Jeová quem decide quando proteger alguém por uma ou outra razão. Assim o cristão que não escapar de uma provação, mas tiver de enfrentá-la, não deve concluir que Deus o abandonou. Temos de ser realistas. Coisas ruins vão acontecer até mesmo a servos fiéis de Jeová. Mas por quê?
Por que acontecem coisas ruins aos servos fiéis de Deus?
Uma razão é que todos nós herdamos o pecado e a imperfeição de Adão e Eva. Então, todos estamos sujeitos a dor, sofrimento e morte. (Romanos 5:12; 6:23) Outra razão é que vivemos nos últimos dias. A Bíblia descreve as pessoas de nossos dias como sendo ‘sem afeição natural, não dispostas a acordos, caluniadoras, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade’. (2 Timóteo 3:1-5) Prova disso são os incidentes de estupro, seqüestro, assassinato e outros crimes brutais.
Muitos servos fiéis de Deus vivem e trabalham entre pessoas violentas e às vezes acontece de se tornarem suas vítimas. Podemos nos ver numa situação de vida e morte simplesmente por estarmos no lugar errado na hora errada. Essa é a realidade expressa por Salomão: “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos.” — Eclesiastes 9:11.
Outro fator, segundo o apóstolo Paulo, é que os cristãos são alvo de perseguição devido à adoração que prestam a Deus. Ele disse: “De fato, todos os que desejarem viver com devoção piedosa em associação com Cristo Jesus também serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12) E em anos recentes essa é a realidade em muitos países.
Em vista disso, pessoas tementes a Deus não estão livres dos efeitos da violência, do crime, de desastres naturais e de acidentes fatais. No passado, Satanás argumentou que Jeová coloca como que uma sebe, ou cerca, em volta de seu povo para que não lhe aconteça nada de mau. (Jó 1:9, 10) Mas não é bem assim. De uma coisa, contudo, podemos ter certeza: só porque às vezes Jeová não livra com um milagre os seus servos em dificuldades não quer dizer que ele não os esteja protegendo.
Como Jeová protege seu povo hoje
É por meio de sua Palavra que Jeová fornece orientação divina para proteger seu povo. Com espiritualidade e conhecimento da Bíblia, a pessoa passa a ter bom critério e sensatez. Aprende a evitar cometer erros desnecessários e a tomar decisões acertadas. (Salmo 38:4; Provérbios 3:21; 22:3) Exemplo disso é como os cristãos se poupam de muitos problemas por acatar os conselhos da Bíblia sobre a ganância, a ira, a violência e a moral em relação ao sexo. Também pelo fato de evitarem ter amizade com pessoas de má índole ficam menos sujeitos a estar em locais perigosos — no lugar errado, na hora errada. (Salmo 26:4, 5; Provérbios 4:14) Os que seguem os princípios bíblicos têm uma vida de qualidade bem superior, muitas vezes resultando em melhor saúde mental e física.
Como é bom saber que mesmo permitindo que aconteçam coisas ruins a seus servos, Deus lhes dará a força necessária para suportá-las! O apóstolo Paulo nos assegura: “Deus é fiel, e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis agüentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais agüentar.” (1 Coríntios 10:13) A Bíblia também promete “poder além do normal” para nos ajudar a suportar tragédias. — 2 Coríntios 4:7.
Deus age segundo a sua vontade
Todas as vezes que surgir uma calamidade, os cristãos poderão esperar ser poupados por um milagre da parte de Deus? O registro bíblico não apóia essa idéia.
É claro que, se Jeová quiser, ele poderá intervir diretamente a favor de qualquer um de seus servos. E se alguém crê que foi livrado de uma tragédia por intervenção divina, não cabe a nós criticá-lo. Por outro lado, se Jeová não intervier, a pessoa não deve achar que ele não gosta dela.
Tenhamos confiança de que, como servos fiéis de Jeová, não importa a provação ou a situação que enfrentemos, ele sempre nos protegerá. Como? Removendo o problema, nos dando forças para suportá-lo ou, caso venhamos a morrer, nos ressuscitando para a vida eterna no seu novo mundo. — Salmo 37:10, 11, 29; João 5:28, 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário